Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Pedreira, Hugo Prudente da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-06022017-110145/
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Resumo: |
Esta dissertação, de cunho fundamentalmente etnográfico, explora o problema da diferença, tal como definida pelos Pataxó Hã hã hãe. O ponto de partida são as diferenças de sangue que as famílias ou etnias reconhecem entre si e o processo de mistura que conduz um movimento, nunca acabado, de tornar-se uma parentagem só. A persistência das distinções entre as famílias remete às narrativas sobre o passado, entre índios vindos do mato e índios vindos de fora. Elas apontam o processo que transformou povos de origens diversas em parentes e nos reportam o perigo da metamorfose. Neutralizar o devir-outro dos antigos, dos bravos, é a condição do parentesco. Sob a temível diferença do Estado e dos contrários, os índios souberam combinar suas diferenças e fazerem-se parentes. O problema da relação na distância também é um tema recorrente das narrativas dos Pataxó Hã hã hãe, que por longo tempo viveram esparramados, longe de suas terras e dispersos. A habilidade da visão, os sonhos e as viagens noturnas do anjo de guarda demarcam uma série de dispositivos acionados na relação com os parentes que estão longe, inclusive os mortos. Este trabalho segue as figuras do outro e as formas da relação Pataxó Hã hã hãe. |