Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Raslan Filho, Gilson Soares |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-04112010-131915/
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Resumo: |
É necessário questionar as religiões para que se compreendam as estruturas do mundo? Como o sagrado do divino católico cristão, narrado pelos aparelhos propagadores eletrônicos da TV Canção Nova, dialoga com uma época que tem o seu próprio sagrado: o dinheiro? Todo o esforço de pesquisa desta tese, forjada em dois polos, de produção e de recepção, se direcionou para responder essas duas questões. Para tanto, se dispôs a compreender, na história do telerreligioso, como se processa o diálogo entre os sagrados e como as narrativas, armadas em torno do religioso, se realizam como um enfeitiçamento do mundo, com o propósito de apagar a materialidade dos meios por que são transmitidas. Por outro lado, a história das políticas de comunicação católica aponta para o caminho de uma estrutura fundada no pastoreio, cujo resultado é uma ambiguidade entre a afirmação e a negação do sagrado contemporâneo. É essa ambiguidade que se vê na história da TV Canção Nova e em sua programação, bem como se estabelece como uma força entre os personagens que fazem a Igreja: padres e fiéis que consomem o catolicismo miditalizado da TV Canção Nova. |