Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Queiroz, Helena Pereira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-16072012-102400/
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Resumo: |
Esta dissertação examina os conceitos que embasaram o projeto curatorial da 24ª Bienal de São Paulo, a última Bienal do século XX, realizada em 1998. Busca-se tirar o foco da análise unicamente da Antropofagia e do canibalismo para inserir a mostra no contexto do multiculturalismo. Parte-se do pressuposto de que o fenômeno do multiculturalismo, presente nas discussões políticas decorrentes das mudanças advindas da globalização e da consequente desterritorialização da arte no mundo contemporâneo, tornou anacrônica a tentativa de construção de identidades nacionais fixas, tema central do modernismo brasileiro. Nesse contexto, a 24ª Bienal teria se firmado internacionalmente não por estar centrada em um tema periférico da cultura brasileira, como pretendo comprovar, mas sim por inscrever-se no debate do multiculturalismo em tempos de globalização pós-colonial. |