Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pinto, Danilo Correa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13042021-151656/
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Resumo: |
Esta dissertação é o resultado de um trabalho prático-teórico sobre a máscara do Diabo e suas formas de mascaramento no universo das Artes Cênicas e da Cultura popular. Apresenta um percurso analítico sobre a construção iconográfica do Diabo e sua compreensão artística enquanto máscara constituída por aspectos específicos em diferentes contextos históricos. Entendendo a figura do Diabo como algo atravessado por características sociais, políticas e culturais, a pesquisa ressalta processos ritualísticos e teatrais nos quais o Diabo esteve imerso e de onde se expandiu para outros campos do simbólico e do imaginário popular. A partir disso, a máscara do Diabo é observada no âmbito das festividades sacro-profanas populares, com destaque para a festividade carnavalesca dos desfiles de Escolas de Samba em que a expansão e o desdobramento artístico da figura do Diabo emergem de processos de mascaramentos. Tais processos são denominados de mascaramentos carnavalescos que instauram um corpo diabólico no Carnaval. Portanto, esta dissertação busca explorar as formas possíveis da máscara do Diabo dentro de um contexto artístico, popular e contemporâneo de um desfile de Escola de Samba. |