Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Martins, Paula Adriano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-22112023-143219/
Resumo: A dissertação intitulada Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena investiga os aspectos visuais da indumentária cênica da peça Bakkhantes (2000) do Teatro Malandro (Suíça), com direção geral e artística de Omar Porras, colombiano radicado na Suíça e fundador da companhia. Realizada por uma análise documental, iconográfica e bibliográfica, esta pesquisa apresenta uma investigação que propõe reflexões acerca da linguagem e da visualidade dos trajes de cena, máscaras e caracterização dos personagens do espetáculo Bakkhantes. O estudo visita As Bacantes, de Eurípides, e exibe um sucinto mapeamento dos elementos da dramaturgia trágica, que serviu de inspiração para o espetáculo montado pelo Teatro Malandro. A narrativa biográfica de Omar Porras também é apresentada e o diretor tem a sua trajetória artística traçada até o momento de formação do Teatro Malandro, dado complementado pela exposição do método e da estética da companhia. O espetáculo Bakkhantes é analisado técnica e poeticamente por uma pesquisa decorrente do estudo da indumentária cênica e da caracterização visual dos atores. Pela perspectiva de incorporação das máscaras como elemento-chave nos trajes de cena do espetáculo, o estudo é desenvolvido, então, por uma revisão bibliográfica e, a partir da abordagem estético-conceitual da linguagem empregada nos trajes de cena e máscaras do espetáculo, a investigação apresenta uma análise, que parte dos elementos ambiguidade, feio e grotesco, transgressão, signo teatral, máscara, nudez, corpo e corporeidade, identificados a partir de percepções que tangem o traje de cena como mascaramento corporal de Costa (2020).