Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Santos, João Vital de Araujo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12042022-144801/
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Resumo: |
O objetivo desta pesquisa é analisar os Dez Estudos (1967) para violão solo do compositor Radamés Gnattali, concentrando-se nos aspectos harmônicos. A elaboração de arranjos para música popular e, concomitantemente, a produção de peças direcionadas às salas de concerto, resultaram em características singulares nos trabalhos do compositor. Dessa forma, referenciais como Tiné (2011) e Almada (2012) voltados à harmonia com inclinação popular são significativos para instituir determinadas propensões. Contudo, nos Dez Estudos observam-se questões que excedem particularidades habituais do tonalismo e/ou modalismo, concebendo, até certo ponto, particularidades cromáticas. À vista disso, a teoria de Gêneros de Conjuntos de Classes de Alturas, de Richard Parks (1998), é uma ferramenta na análise que ampliam possibilidades e concepções harmônicas. A proposta é compreender similaridades harmônicas entre as peças e, até certa medida, relacionar proposições idiossincráticas do compositor |