Radamés Gnattali: - \"Suíte para quinteto de sopros\" - Estudo analítico e interpretativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Bark, Jamil Mamedio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-180915/
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico e interpretativo da Suíte para quinteto de sopros de Radamés Gnattali. Para introduzir e contextualizar esse estudo, apresenta, na Primeira Parte, um levantamento biográfico e histórico da vida do compositor. A Segunda Parte focaliza a obra. Introduz aspectos da forma Suíte, bem como das formas características dos movimentos: Prelúdio, Valsa, Modinha e Choro, além de enumerar considerações sobre a formação Quinteto de Sopros. Segue com o estudo analítico da obra através das técnicas de análise musical desenvolvidas por Arnold Schoenberg, Wallace Berry e Joaquín Zamacois. Desse estudo são levantadas informações a respeito da linguagem empregada, quais os elementos composicionais característicos utilizados pelo compositor e como ele os manipula. Também de acordo com esse estudo analítico, estão indicadas sugestões sobre a execução da obra, apontando aspectos relevantes da interpretação nos cinco instrumentos envolvidos. A conclusão reúne as informações de maior interesse obtidas da análise efetuada, e de orientações a respeito da execução da obra. Em anexo se encontram: relação de obras e fonografia de Radamés Gnattali, a partitura e um CD com a gravação da Suíte executada pelo Quinteto de Sopros de Curitiba, grupo do qual o autor dessa pesquisa faz parte.