\'Literapalco\' em Lygia Bojunga: arte como projeto de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Florencio, Cristiane Figueiredo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-17022020-171437/
Resumo: A literatura de Lygia Bojunga tem como uma de suas características marcantes a teatralidade. Propõe-se, neste trabalho, a analisar a maneira pela qual essa teatralidade é construída verbalmente, a fim de demonstrar os efeitos oriundos dessa conjugação entre literatura e teatro, em todas as obras da autora. Para essa análise, aplica-se uma metodologia empírica - analítica, que se dispõe a investigar, na obra da autora, as estratégias literárias recorrentes que coincidem com recursos do teatro, com base em estudos de autoridades da arte teatral, tais como Patrice Pavis, Jean-Jacques Roubine, Anne Ubersfeld, Gerd Bornheim, Raymond Williams, Bertolt Brecht, Erwin Piscator, Ana Maria de Amaral, Valmor Beltrane, Margot Berthold, Felisberto Costa, Admar Costa, Iná Costa, Sílvia Fernades e J. Guinsburg, Marli Terezinha Furtado, Lionel Abel, Sonia Aparecida Vido Pascolati e Igor de Almeida Silva. Constatou-se que os recursos teatrais mais recorrentes na literatura de Lygia Bojunga pertencem ao Teatro Épico, ao Teatro Mambembe, ao Teatro de Animação e ao Metateatro. Os efeitos analisados são a construção da visualidade e da expressividade dos elementos contidos na caixa cênica, que se materializam literariamente, e a fusão entre o projeto literário da autora e o seu projeto de vida.