Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Isadora Aragão Rodrigues |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-26112020-201731/
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Resumo: |
O presente estudo tem por objetivo analisar aspectos devocionais e políticos do teatro sacro de D. Pedro Calderón de la Barca, poeta do Século de Ouro Espanhol que ganhou considerável destaque no seio da sociedade de corte. Para tal, utilizam-se como fontes principais seus autos sacramentais, dramas alegóricos de temática eucarística, que se tornaram relevantes nos domínios ibéricos durante o Antigo Regime não apenas por sua qualidade poética, mas também pelo papel pedagógico que assumiam no contexto festivo do Corpus Christi em que eram anualmente representados. De modo que, sem desconsiderar o conjunto da obra, reservamos especial atenção para os autos El gran teatro del mundo (1633-1635) e La vida es sueño (1673), que acreditamos conter uma espécie de síntese da cosmovisão do poeta e, por extensão, de seus coetâneos peninsulares. Diz-se isso pois, como se procura demonstrar, as noções de mundo como teatro e da vida como sonho, em franco diálogo com os ensinamentos da literatura espiritual e tratadística política então em voga, trazem à tona preocupações caras ao homem barroco, como a fugacidade da vida terrena em face às realidades eternas. Procura-se, ademais, situar o autor e sua produção em relação aos movimentos mais amplos de Reforma da Igreja Católica e Reforma Protestante, bem como em relação à instabilidade política, social e econômica que caracterizou o século XVII. |