Arquitetura escolar paulista 1959 - 1962: o PAGE, o IPESP e os arquitetos modernos paulistas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Alves, André Augusto de Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-29032010-111636/
Resumo: A tese tem por objeto a produção de prédios escolares efetuada pelo IPESP Instituto de Previdência do Estado de São Paulo com projetos contratados junto aos arquitetos paulistas atuantes na iniciativa privada, entre 1959 e 1962. As recorrentes assertivas da historiografia, relativas ao caráter modelar dos prédios projetados por Vilanova Artigas Ginásios de Itanhaém (1959) e Guarulhos (1960) para a produção enfocada e para a arquitetura paulista em geral, são reexaminadas, em um percurso metodológico que inclui a revisão da historiografia da arquitetura moderna paulista e brasileira. Aprofunda-se neste o quadro teórico e a problematização do tema, a partir dos trabalhos pioneiros dedicados à história da arquitetura escolar de Segawa (1988) e Wolff (1992). Evita-se assim uma abordagem formal da arquitetura escolar paulista, baseada na eleição de modelos e inovações tipológicas, em favor de um olhar que a vê no âmbito dos diferentes projetos de Brasil moderno vigentes no debate político e cultural brasileiro, marcado pelo embate ideológico característico da Guerra Fria. As experiências de planejamento estatal no Brasil configuram um locus privilegiado deste embate, visível também no âmbito da política partidária e eleitoral em que se dá a vitória de Carvalho Pinto nas eleições para o governo do Estado de São Paulo, em 1958. Igualmente reveladora, neste sentido, é a análise comparativa das personalidades de Carvalho Pinto e Juscelino Kubitschek e de seu planejamento, consubstanciado, respectivamente, no PAGE Plano de Ação do Governo do Estado e no Plano de Metas. Analisa-se os distintos papéis ocupados pelos arquitetos nestes planos. Acompanha-se a passagem de um cenário de otimismo para outro de crise institucional, nos agitados anos das gestão de JK (1956 1961) e Carvalho Pinto (1959 1963). As políticas do governo Carvalho Pinto, seu planejamento, encabeçado por Plínio de Arruda Sampaio, proveniente dos quadros da JUC (Juventude Universitária Católica) e desenvolvida por jovens arquitetos atuantes na SAGMACS (Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais) é abordada, no que se direciona à questão educacional, especialmente a atuação do arquiteto Celso Lamparelli, que desempenha papel central na criação do FECE (Fundo Estadual de Construções Escolares) e na coordenação dos planos do conjunto de organismos então ligados à educação. São detalhadas as atividades de planejamento do FECE, incluindo levantamentos, definição de critérios de atendimento, elaboração de programas de necessidade, definição de parâmetros dimensionais e condicionantes de projeto, bem como é apontado o caráter polêmico da aplicação de recursos previdenciários na construção de prédios públicos. Ao mesmo tempo, a atenção da tese volta-se à atividade projetual dos arquitetos da iniciativa privada, explorando, a partir da experiência de educadores como Anísio Teixeira e Paschoal Lemme, o conteúdo modernizante dos projetos liberal democrático e revolucionário de escola, igualmente polarizados na arquitetura de Oswaldo Bratke e dos sócios da loja Branco & Preto, de um lado, e Vilanova Artigas, de outro, todos eles cercados por jovens arquitetos. As nuances existentes no interior de cada um desses dois grupos, as filiações e as especificidades das contribuições individuais, as virtudes e vicissitudes em obras de pequeno e de grande porte são perscrutadas através de uma leitura microscópica dos seus projetos executivos e dos processos para cada caso abertos pelo IPESP. Procura-se, assim, aferir os diferentes conteúdos de modernidade, englobados pela produção em questão.