Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Martins, Cecília Adolpho |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-30092022-142404/
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Resumo: |
Desde os anos 2000, destaca-se no cinema irlandês a representação de problemas sociais trazidos pela rápida transição da modernidade para a pós-modernidade, que desestabilizou identidades pessoais, culturais e nacionais. O interesse em retratar a diversidade étnica e cultural formadora da nova identidade irlandesa, assim como experiências de isolamento e alienação, tornou-se frequente nas últimas duas décadas. Esta tese de doutorado tem o objetivo de examinar filmes ficcionais realistas de longa metragem que lidam com exclusão social e marginalidade no período pós-Tigre Celta. O estudo procura traçar quais indivíduos encontram-se excluídos e marginalizados no capitalismo avançado da Irlanda e as razões pelas quais eles são representados no cinema. Além disso, a pesquisa procura responder: como esses sujeitos rejeitados se relacionam com o lugar onde habitam e com sua comunidade? Como os temas de exclusão social e marginalidade, que ainda são relevantes na Irlanda, podem ilustrar paradigmas universais? Assim, os filmes selecionados são analisados por códigos e convenções propostos por John Nicholl em New Guide to Film Studies (2001). Essa abordagem reflete em como se ler um filme através de uma análise profunda das trilhas sonoras e visuais, cenário social e contexto cultural, que criam significado na narrativa audiovisual. |