Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Kamimura, Rodrigo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-05012011-153250/
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Resumo: |
A presente dissertação aborda o pensamento arquitetônico europeu dos anos sessenta. Foca, particularmente, sobre a produção \"visionária\" do holandês Victor Nieuwenhuys (cujo pseudônimo era \"Constant\"), do grupo de arquitetos ingleses Archigram e dos grupos de arquitetos e designers italianos Archizoom e Superstudio. Analisa em que medida o avanço tecnológico e as novas teorias de informação/comunicação influem sobre tal arquitetura, produzindo uma hibridização entre conceitos advindos de diferentes esferas disciplinares. Avalia, como estudos de caso, alguns exemplos destas projeções: o projeto para a New Babylon, de Constant; a Plug-in City, de Archigram; o Monumento Continuo, de Superstudio; e a No-Stop City, de Archizoom; e como estas articulam a busca por emancipação social e/ou coletiva e as implicações do projeto arquitetônico com a crescente afirmação de uma sociedade de massas orientada para o consumo. Indaga, finalmente, sobre como estas propostas de cidades - ou não-cidades - ficcionais relacionam-se com as transformações sociais, políticas e econômicas em curso, quais as suas implicações em relação ao panorama histórico no qual se situam e que tipo de contribuição trazem para o debate acerca dos problemas das cidades reais. |