Museu e cidade: o impasse do MACs

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Motta, Renata Vieira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-16032010-101124/
Resumo: A presente pesquisa debruça-se sobre o conjunto de treze museus públicos brasileiros, das regiões nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do pais, que se denominam museus de arte contemporânea (MAC). A tese apresenta o impasse da tipologia MAC como modelo institucional, não apenas na patrimonialização de acervos artísticos contemporâneos, mas principalmente no papel cultural desempenhado na sociedade brasileira. Uma vez que a cultura é elemento essencial do próprio processo de reprodução material da sociedade e os museus devem participar física e ativamente do mundo exterior, visando a apropriação da instituição pelos cidadãos, o impasse institucional apontado pela pesquisa é discutido a partir da relação museu-cidade. As transformações urbanas e os discursos identitários, continuamente reelaborados nas cidades hoje, são elementos importantes para a qualificação da análise e do debate em torno dos museus de arte contemporânea na atualidade.