Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Fernandez, Olga Rodrigues |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-02042024-122456/
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Resumo: |
Esta tese investiga os fundamentos teatrais do trabalho cinematográfico de Leon Hirszman (1937-1987). Com abordagem multifocal, o trabalho realiza a análise imanente de S. Bernardo (1972), e descreve procedimentos artísticos compartilhados com o campo teatral, no contexto das ideias e das produções nos campos do teatro e do cinema na virada dos anos 60 para os anos 70, com ênfase nos advindos da presença de Brecht. São contempladas as hibridizações de épico, lírico e dramático empreendidas na direção de Leon, com ênfase na teatralidade que se funda numa expressão singular da tragicidade. O Processo criativo da realização da encenação fílmica de Leon é contemplado tanto em sua gênese, com o trabalho de dramaturgia empreendido pelo próprio cineasta, como em relação ao ambiente de convívio em seus modos e meios de produção, com ênfase na direção de atores, sempre no centro da cena de Hirszman. |