Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Neiva, Sara Mello |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19122023-115916/
|
Resumo: |
O presente trabalho busca estudar o trabalho de três grupos de teatro estudantil no Brasil: o Teatro do Estudante do Brasil (TEB), o Grupo Universitário de Teatro (GUT) e o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP). O objetivo é compreender diferentes aspectos artísticos e identificar um arco histórico do teatro estudantil no Brasil. A hipótese levantada é que os Teatros Estudantis surgiram como resultado de um aumento da agitação social nas áreas urbanas e do surgimento de um movimento estudantil organizado desde o início do Estado Novo, em 1937, sendo a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) um marco importante nesse contexto. Essas companhias de teatro estudantil mantinham características em comum, como uma cena pautada em um tipo de classicismo popular, o interesse em refletir sobre as conexões entre arte e sociedade, além da busca, em alguns casos, de uma inversão radical das condições produtivas, resultando em modos de trabalho coletivos. O Teatro do Estudante do Brasil (TEB), criado quase simultaneamente à UNE, desempenhou papel fundamental como centro irradiador de muitos outros grupos estudantis que se multiplicaram por várias regiões do Brasil, desafiando a exclusividade cultural do Rio de Janeiro e de São Paulo e mantendo uma rede articulada em âmbito nacional. Esta pesquisa também se concentrou em outros dois casos emblemáticos do teatro estudantil brasileiro nas décadas de 1940 e 1950: o Grupo Universitário de Teatro (GUT), criado por Décio de Almeida Prado e Lourival Gomes Machado em 1943, em São Paulo, na esteira da fundação da Faculdade de Filosofia da USP, e o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), fundado em 1940, mas que ganhou destaque quando Hermilo Borba Filho assumiu sua direção em 1945. Os resultados indicam que o teatro estudantil não se limitou aos anos 1940 e 1950. Pelo contrário, a hipótese nesta pesquisa levantada sugere que houve um longo período de experiências teatrais estudantis que se estendeu pelo menos até o início dos anos 1970. |