Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cabrera, Ranny |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-15022023-164704/
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Resumo: |
Este trabalho busca os nexos do filme O Homem do Pau Brasil (1981), de Joaquim Pedro de Andrade, com a literatura e outras artes. Tendo como centro do enredo a figura de Oswald de Andrade, o estudo pretende investigar como o diretor lê o modernismo brasileiro e como ocorre a reelaboração dos problemas literários no cinema em um outro momento histórico de nossa cultura. Para tanto, busca-se elucidar o princípio formal que rege a composição, bem como verificar de que modo a estrutura do longa-metragem se articula com a matéria brasileira, nas formas culturais, sociais e políticas. Ademais, tenciona-se discutir a concepção de história nele implicada, comparando-o com algumas releituras da obra oswaldiana, produzidas no contexto de ditadura militar. Enfim, propõe-se debater em que medida os procedimentos mobilizados no filme são capazes de fazer frente aos impasses e contradições histórico-sociais, entranhados na formalização estética. |