\"À sombra das cerejeiras tropicais\" O projeto comunicacional do Bunkyo e a construção da narrativa nipo-brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Porto, Maria Cecilia Costacurta de Sá
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17072018-165011/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é demonstrar que as identidades coletivas são um fenômeno performático em constante redefinição e rearticulação (BUTLER, 1990), cujas dimensões simbólicas são construídas no espaço-chave da Comunicação (LOPES, 2004). Estes processos envolvem falas, textos, espaços, montagens e performances que renovam as narrativas delineadoras de \"comunidades imaginadas\" (ANDERSON, 2011). Como objetivo específico, a pesquisa focalizou a relação entre o projeto comunicacional do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social) - fundado em 1955 no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo - e a construção de uma visão da identidade e da comunidade nipo-brasileira, como resultado dos esforços da entidade em cumprir a missão atribuída a si mesma de representar os imigrantes japoneses e seus descendentes, e de preservar o seu legado no Brasil. Buscando autoridade institucional nos elos com o governo e a família imperial do Japão, e legitimidade moral no \"dever\" e no \"direito\" de administrar a memória dos ancestrais, o Bunkyo exerce uma \"política de identidade\" com base na \"verdade da tradição\" e nas \"raízes da história\" (RONSINI e OLIVEIRA, 2007). O projeto comunicacional analisado se constitui em um vasto aparato de mídia impressa, audiovisual e online, presença em redes sociais e a promoção de eventos, celebrações e festividades em que se falam e dramatizam questões referentes ao universo social, cultural, político, religioso e memorial da comunidade nipo-brasileira, abrangendo um arco de tempo que inclui aspectos da vida destes indivíduos no presente, suas referências do passado e perspectivas para o futuro. Pela natureza do objeto analisado, o quadro teórico abrange autores de várias disciplinas, o que implica entender a comunicação como área de convergência entre diversos saberes sociais, \"sem negar a especificidade do campo da comunicação\" (LOPES, 2009). Assim, são utilizados recursos teóricos como os aspectos performáticos e discursivos da identidade em Butler (1990), Canclini (1997) e Hall (1995), a memória como \"tradição seletiva\" em Williams (1979) e como \"elo vivido no eterno presente\" em Nora (1993). Quanto ao aspecto metodológico, a análise de narrativa é fundamentada em leituras de Bruner (2001), Ricoeur (1980) e Motta (2005), entre outros. Apesar das grandes transformações por que têm passado o Brasil e o Japão - as duas referências da comunidade nipo-brasileira - e do impacto da hibridização sobre as culturas nacionais (CANCLINI, 2012), a amplitude e o vigor do projeto comunicacional do Bunkyo revelam que a percepção da distinção cultural e o desejo de mantê-la permanecem, inspirando um tipo de militância identitária e memorial que mobiliza energia e recursos em favor da criação de territórios físicos e virtuais onde a socialização e as trocas simbólicas podem ocorrer.