Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Gonçalves, Camila Koshiba |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15102019-144144/
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como objetivo mapear a história do radioteatro no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930, enfocando especificamente a produção de peças policiais, adaptadas das histórias de Arthur Conan Doyle ou produzidas especificamente para o rádio, que começaram a ser irradiadas a partir do final da década de 1930. A análise das peças policiais emprestou das reflexões sobre o radioteatro conceitos como palco acústico e respiração da peça e, da crítica literária, conceitos como fórmula e convenção. A pesquisa também procurou estabelecer balizas cronológicas mais seguras para a história da ficção policial no país, avaliando o romance O mistério, considerado como obra fundadora da nossa tradição ficcional do gênero policial. |