Dentro e fora da programação: o cânone e a escolha de repertório na OSESP entre 2000 e 2009

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Cruz, Joao Batista Carvalho de Brito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-03072024-143134/
Resumo: A presente tese investiga a programação de obras em orquestras como elemento importante da prática orquestral do século XXI, identificando, na escolha de obras, leituras políticas, históricas e geográficas da música. Para tanto, esta pesquisa estuda a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), seu processo de reestruturação nos anos 1990 e seus programas de concerto entre os anos 2000 e 2009, procurando estabelecer como se dá a relação entre essa música e o contexto social, político e geográfico em que ela se insere. A tese é dividida em duas partes: na primeira, propõe-se uma discussão semiótica sobre os elementos que fundamentam uma programação, com destaque para o conceito de cânone e as problemáticas de sua aplicação no contexto brasileiro. A segunda parte compreende uma análise sobre o processo de reestruturação da OSESP em relação à sua programação subsequente. Para isso, são tanto utilizados conceitos introduzidos na primeira parte, tal qual a noção de orquestralidade, quanto resultados de uma pesquisa quantitativa inédita acerca da época das composições e nacionalidade dos compositores programados no período estudado.