Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Lopes, Rafael Miranda |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-17032022-112247/
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Resumo: |
Este trabalho introduz uma abordagem de Teoria da Informação para projeto de testes psicométricos assistidos por computador. Desempenhando um papel importante entre métodos clínicos, testes psicológicos atualmente bem estabelecidos, baseados em exercícios interpretativos ou de resolução de problemas, utilizam principalmente atribuição de pontuações resumidas. Enquanto há interesse em testes assistidos por computador, os poucos exemplos existentes são frequentemente reproduções das versões convencionais em papel. A exploração de métodos computacionais em abordagens de análise e diagnóstico inovadoras - como Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina - permanece modesta, comparada ao que vem sendo feito em outros campos relacionados à saúde. Neste trabalho é proposta uma abordagem de Teoria da Informação fundamentada em análise de sinais digitais de eventos gerados por sujeitos enquanto interagem em uma dinâmica simulada em computador. Em contraste a sinais fisiológicos convencionalmente utilizados em ECG e EEG, obtidos por biossensores, o sinal comportamental, conforme concebido neste trabalho, corresponde ao traço de ações emitidos pelo sujeito conforme este exercita funções psíquicas requeridas pelo desafio, instrumentado por um jogo computacional. Adicionando a dimensão de ordem dos eventos à análise, esta perspectiva traz não somente a possibilidade de avaliar o resultado final, mas também a de inspecionar o processo ao longo do qual esse resultado foi obtido, expondo ao especialista informação sobre diferentes padrões de aprendizado e outros traços psicológicos. Além disso, fundamentada em métricas como entropia, modelos markovianos extendidos e complexidade algorítmica, a estratégia oferece um método generalizável, o qual é agnóstico à semântica da simulação, permitindo projeto de diferentes testes adaptados para variáveis níveis de dificuldade, necessidades de acessibilidade e oferta de novidade para o sujeito. Resultados experimentais trouxeram apoio empírico para a hipótese de pesquisa, por demonstrar a capacidade do método de distinguir padrões de interações dos sujeitos e revelando sistemáticas durante exercícios de resolução de problemas. |