Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: dos cursos do MAM ao Educativo Permanente 

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Minerini Neto, José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01122014-161256/
Resumo: Esta tese apresenta a história da educação nas Bienais de Arte de São Paulo. Delimitada entre a primeira edição em 1951 e a instituição do Educativo Permanente Bienal em 2011, a pesquisa permitiu concluir que no decorrer desses sessenta anos a história do ensino e da aprendizagem da arte na Bienal configura-se em dois períodos. O primeiro caracteriza-se por \"Propostas Educacionais em História da Arte\" realizadas entre 1951 e 1984. O segundo constitui-se por \"Propostas Educacionais em Arte/Educação\" realizadas entre 1985 e 2011. No primeiro período são analisados a função educacional da Bienal, as exposições com fins didáticos e os cursos ministrados no Museu de Arte Moderna de São Paulo, para preparar as primeiras equipes de monitores da Bienal. No segundo período são analisados os projetos educacionais, os demais cursos para preparação de educadores e a diversidade de ações pedagógicas realizadas na Bienal. Particularizadas são as análises referentes às contribuições da Bienal para a formação e profissionalização de educadores em museus; as críticas dedicadas aos projetos didático/pedagógicos da Bienal; os materiais educacionais e cursos dedicados a professores; e as atividades artísticas decorrentes da Bienal de São Paulo. Resultante da análise de documentos e periódicos arquivados na Fundação Bienal de São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, por se tratar de enorme quantidade de informações, aplicou-se a metodologia qualitativa para selecionar e compreender os agentes relacionados ao tema, proporcionando visão detalhada, complementada por análises bibliográficas e informações coletadas em entrevistas, websites e meios audiovisuais.