O contato entre a prática educativa freireana e o projeto educativo da 24ª Bienal de Arte de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Torres, André da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10205477
https://hdl.handle.net/11600/62380
Resumo: A proposta neste estudo é pesquisar sobre a relação entre o pensamento do filósofo da educação Paulo Freire e a proposta da 24ª Bienal de São Paulo para seu projeto educativo. O Núcleo Educação (setor educativo) da mostra almejou tratar a instigadora potencialidade da arte como mediadora de reflexão, desenvolvedora da criticidade, da autonomia, da emancipação humana e propulsora de mobilizações transformadoras. Para legitimar e construir uma proposta coerente com o objetivo, o setor educativo abordou a educação crítica freireana como uma das referências para o desenvolvimento de um projeto que dialogasse com a práxis libertadora e o desenvolvimento da criticidade mediada pela arte. Busca-se compreender nesta pesquisa se o projeto educativo da 24ª Bienal de São Paulo obteve resultados satisfatórios, de acordo a concepção problematizadora da educação segundo a teoria do conhecimento elaborada por Freire. Analisar-se-á se a prática educativa emancipatória da construção do conhecimento e da consciência política através da práxis humana como prática da liberdade, proposta pela educação freireana, foi eficientemente incorporada às propostas do projeto educativo. Considerando as circulações e transferências de conceitos e teorias, busca-se compreender se houve, de fato, a aproximação entre o pensamento de Freire e a proposta do projeto educativo de reflexão e transformação do pensamento crítico dos indivíduos através da arte, abarcando a problematização e interpretação do contexto político, econômico e social. A realidade que mediatiza o contato entre arte, artista, público e a instituição.