Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Lapera, Pedro Vinicius Asterito |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13176
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Resumo: |
Esta tese analisa o debate intelectual e estético sobre povo, raça e etnicidade no campo do cinema brasileiro e as implicações deste processo na formulação das imagens de Brasil e dos grupos retratados nas obras. Para isso, elegeu-se um corpus de doze filmes que englobam o período compreendido entre o final dos anos 1950 até os anos 1970. As categorias brancos, negros, índios e “nordestinos”, mobilizadas racial e etnicamente nas narrativas dos filmes escolhidos para esta pesquisa (e de muitos outros ao longo da história do cinema brasileiro), serão analisadas a partir de uma perspectiva relacional, na qual a articulação entre identidades, memórias e projetos revela-se fundamental no sentido de compreender os processos sociais que atuaram na produção de estigmas e, em outros momentos, na contestação desse lugar do estigma. Ademais, analisamos as mudanças no habitus dos agentes do campo cinematográfico no tocante à imagem de um povo brasileiro heterogêneo, mas integrado racial e etnicamente, para uma imagem na qual o apelo a identidades raciais e étnicas pode ser percebido. |