Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Faviano, Giovana Beraldi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09092020-193715/
|
Resumo: |
Este trabalho analisa a correspondência do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993), de sua formação até a transferência da documentação para o Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, onde hoje encontra-se sob custódia. Para tanto, as cartas de Camargo Guarnieri são exploradas como documentos de arquivo que viabilizaram atividades e expandiram uma rede de contatos imprescindível para a carreira e reconhecimento do compositor enquanto artista. Além disso, analisa-se como a narrativa de si empreendida por Camargo Guarnieri na escrita epistolar - enquanto gênero privilegiado para a escrita autobiográfica foi importante para a construção de uma imagem de artista em um meio tensionado por disputas estéticas. Por fim, verifica-se em que medida a narrativa de si empreendida pelo compositor reverbera nas práticas de arquivamento e como sua relação com o Modernismo e o nacionalismo musical vem a ser, posteriormente, reforçada pela guarda institucional. |