Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Marcelo Fernandes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-13032013-161736/
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Resumo: |
A presente tese tem por objeto a produção para violão solo de Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993), que consiste em seis peças: Três Estudos, um Ponteio e duas Valsaschoro. Essas peças, escritas entre 1944 e 1986, são pouco executadas, apesar de terem partido da pena de um compositor central na história da música erudita brasileira. Dessa contradição, deriva a hipótese de que essas obras não teriam relevância dentro da produção do compositor e dentro do repertório violonístico brasileiro. Por esse motivo, a presente tese estuda essas seis peças de Guarnieri com objetivo de compreendê-las dentro do universo estético e da produção do compositor e também em relação ao repertório violonístico brasileiro. A metodologia empregada consistiu na análise estrutural das obras e no confronto dos dados obtidos em tal análise, com os dados encontrados na bibliografia específica a respeito do compositor e do repertório violonístico Brasileiro. Os resultados podem ser resumidos na constatação de que essa pequena produção possui notável elaboração técnica e é representante, no repertório violonístico, de uma das principais correntes estéticas da música erudita brasileira, sendo sua execução, preterida por questões idiomáticas e pela complexidade do discurso guarnieriano. |