Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Lima, Silvia Cunha |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-05112010-101643/
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Resumo: |
Existe um amplo debate sobre as influências culturais remotas nos Andes e o surgimento da cerâmica nesses contextos. Nosso estudo não pretende retroceder aos períodos Formativo ou Cerâmico Inicial, mas apenas situar a coleção de cerâmica chimu do MAE/USP em relação ao debate atual sobre as relações de continuidade ou descontinuidade na costa norte peruana, através do estudo da tecnologia de produção cerâmica. O sistema tecnológico que caracteriza essa produção geralmente aparece na bibliografia com ênfase nas características de moldagem de seus artefatos e a vasta produção cerâmica desse período raramente é estudada a partir de sua variabilidade tecnológica. Este estudo busca enxergar possíveis diferenças tecnológicas que possam existir por trás dessa mensagem de unicidade e homogeneidade, explícita na cerâmica chimu, e investigar a respeito do significado das escolhas tecnológicas que caracterizam esse processo. A escolha de uma coleção de peças inteiras, de um estilo cerâmico monocromático, coletadas provavelmente aleatoriamente e carente de informação contextual impôs a necessidade de pensarmos numa metodologia diferenciada para a investigação das escolhas tecnológicas. A combinação da análise macroscópica de aspectos morfológicos e iconográficos, com a investigação sistemática através de técnicas físico-químicas não destrutivas permitiu o aprofundamento no conhecimento da tecnologia e especificidades do processo de produção dos artefatos, ao fornecer dados que foram fundamentais para inferências dos aspectos culturais das escolhas tecnológicas associadas a essa coleção. |