A família Nagô. Composições entre o sangue e o santo no candomblé do Recife

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pinto Filho, Olavo de Souza
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23032021-193416/
Resumo: Esta tese tem como tema central a composição do parentesco na casa de candomblé nagô Ilê Iemanjá Ogunté, em Recife, Pernambuco. Essa família configura-se como uma extensa rede de casas, pessoas, divindades e antepassados relacionados a partir de duas linhas, criadas a partir do ritual, a do sangue e a do santo. Meu ponto de partida é a distinção (e não oposição) estabelecida pelos integrantes do terreiro desse aspecto fundamental da família, uma disposição que se replica, em diferentes escalas, em demais dimensões da vida do nagô. O principal objetivo da pesquisa é descrever certas composições expressas por meio do parentesco, tais como iniciação, transmissão de nomes, objetos rituais, assentamentos, capacidades intuitivas e criatividade, que conformam heranças espirituais nas quais o sangue e santo surgem como linhas coextensivas dispostas pela ação ritual.