Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Rosana de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-23052023-142112/
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Resumo: |
Monolitos, torres, pirâmides, templos e catedrais no capítulo sobre a arquitetura de seus Cursos de Estét ica Hegel aborda este gênero artístico em seus três momentos que correspondem aos estágios da arquitetura simbólica do mundo oriental antigo, à arquitetura clássica dos gregos e romanos e à arquitetura romântica do gótico. S ob qual princípio se organizam estes fenômenos arquitetônicos à primeira vista tão heterogêneos e que escapam a uma sistematização da história da arte ? A presente tese pretende mostrar que, junto ao pressuposto da estética hegeliana de que a arte é uma expressão do espírito e neste sentido se orienta por uma crescente idealidade, a arquitetura enquanto arte primeira ainda está ligada ao domínio da natureza, da materialidade, cuja figura ulterior é o espaço. A arquitetura em seus três estágios pode ser então compreendida à luz do conceito de espaço que é, à sua vez, um conceito da filosofia da natureza e da estética |