Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cohon, José Calixto Kahil |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-11012023-172853/
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Resumo: |
A música tem espaço especial na arte do povo Mbya Guarani. Ocupando uma ampla região no cone sul do continente dito americano, os Mbya cotidianamente se reúnem para cantar, dançar e escutar seus Cantos ou Cânticos mborai. Nos dias de festas e rituais especiais, a prática musical se intensifica por várias horas em diferentes contextos espaciais ou cerimoniais. Além do deleite estético que proporciona, essa música é sagrada e tem funções curativas, de comunicação e aprendizado com as divindades Nhanderu Kuery. A prática do mborai é assim um conhecimento fundamental para aprender a viver na terra de acordo com as orientações do deus-criador Nhanderu Nhamandu. Com esse importante papel, a música Mbya Guarani figura de maneira destacada na sua própria cosmologia. No pensamento musical que decorre desta genealogia encontramos conceitos chaves como o de sentir/escuta -endu e seu decorrente fazer música ou ouvir/sentir juntos nhamonhendu. Além de sua música sagrada, mais tradicional e ritual, o povo Mbya Guarani também se aventura em gêneros populares como o sertanejo, forró e rap demarcando seu espaço na indústria fonográfica e nos gêneros não-indígenas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é observar as variações e diversidades de práticas, estilos e usos da música na vida cotidiana Mbya. Sempre observando a perspectiva a partir dos relatos, materiais encontrados na pesquisa e coletados em campo, depoimentos e traduções elaboradas junto aos interlocutores, esse trabalho busca elaborar um panorama dessa musicalidade dando centralidade a seus conceitos e autores. |