O desordenamento do olhar e o sublime negativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ribeiro, Bernardo Jardim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-19032024-132343/
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar o motivo pelo qual imagens de violência nos causam uma certa anestesia Estética que dificulta a crítica a respeito destas violências. Para tanto, parto de uma análise da imagem como ferramenta de poder, passando para o conceito de visualidade de Nicholas Mirzoeff, analisado sob a perspectiva das instâncias comunicacionais propostas por Eugênio Bucci. A isto se segue uma análise de diferentes teorias imagéticas, encabeçadas por Norval Baitello Júnior, Hans Belting e Marie-José Mondzain. Finalizo com uma aproximação dessas teorias todas à luz de uma análise da Estética de Arnold Berleant e do sublime segundo conceituado por Edmund Burke, fechando assim a fundamentação do argumento final desta dissertação, uma vez que o conceito de sublime está embasado na Estética.