Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Paloma Andrade de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-01062015-161628/
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Resumo: |
Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de relações entre corpo e tecnologia, ao compreender esse dialogo como um sistema alterador de percepção. Ao partir da experiência do corpo junto a dispositivos que permitem a transgressão do organismo natural, inicio com essa dissertação a formulação do conceito de \"acoplamento\", espécie de extensão que não invalida o corpo natural, mas que trabalham em conjunto para formar um novo corpo propositor de distintas perspectivas. Compreendo que \"acoplamento\" seja em consonância ao que chamo \"poética do risco\", onde encaro a berlinda não como um abismo, mas como um desconhecido que me permite sair da zona de conforto para alcançar a potência do sistema em que me encontro. Ao apresentar alguns trabalhos desenvolvidos nos últimos anos, pretendo tatear noções de corpo, tecnologia, presença, órtese e prótese que possam apontar caminhos para a formulação do que venho até então chamando de \"acoplamento\". Serão apontados os trabalhos: \"adaMachine Experimento #1 Máquina de Criar Presenças\", performance telemática que investiga possibilidades de presença, tecnologias e afetos através de formas de comunicação mediadas, ruidosas e suscetíveis as limitações dessa mediação; \"La Grand Pelea\" investiga sensores biofísicos buscando ultrapassar a fronteira da pele através da criação de wearables, com capacidade para potencializar as relações entre a tecnologia e o corpo que a veste, propondo interfaces assistivas e para performance; e \"Monomito\", objeto performático vestível, no qual as dimensões da tecnologia e do corpo ocupam o mesmo lugar de importância, trata da jornada humana modificada pelas relações que cria com o outro, ainda que em tempos distintos. Encerro esta dissertação com um relato sobre o Projeto Híbrida, que promoveu de forma técnica, teórica e sensível, conexões que nos mostram as potências do atuar coletivamente na contemporaneidade. O projeto revela implicações que extrapolaram os conceitos de arte e o laboratório acadêmico ao vivenciar a cultura do compartilhamento e da prototipagem para apresentar questões estéticas que emergiram de proposições sensíveis, oferecerendo ferramentas de empoderamento social. |