Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Said, Gustavo Fortes |
Orientador(a): |
Fragoso, Suely |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio do Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2499
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Resumo: |
A principal questão desta tese diz respeito a quais representações foram utilizadas por distintos produtos culturais para construir as categorias do Ocidente e do Oriente após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, justamente num momento em que se intensificaram, na produção cultural industrializada, as referências aos países do Oriente Médio e aos Estados Unidos. Portanto, esta pesquisa tem a pretensão de discutir a formação da identidade de árabes e americanos, destacando as representações que mais apareceram em diversos produtos culturais. Para isso, definiu-se como corte cronológico o período entre o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e a 2a. Guerra do Golfo, em 2003. A amostra da pesquisa comportou diversos produtos culturais (como comics de super-heróis e literatura de cordel), incluindo também alguns produtos jornalísticos (revistas Veja e The New Yorker), ainda que, a título de ilustração, o autor tenha também mencionado alguns vídeos, cartoons, livros e outros. Como técnica de |