Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Santos, Ananda Andrade do Nascimento |
Orientador(a): |
Eckert, Cornelia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/169006
|
Resumo: |
A presente pesquisa tem por objetivo acompanhar a trajetória de indivíduos atuantes na cena das intervenções na paisagem oficial da cidade de Porto Alegre. Em uma dupla inserção, foram acessados circuitos (Magnani, 1999), trajetórias e projetos (Velho, 2013) tanto das intervenções autorizadas, muitas dessas organizadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Juventude, bem como das intervenções não-autorizadas, seguindo rastros através de fóruns em redes sociais online. Utilizando-se da etnografia de rua (Eckert e Rocha, 2013), isto é, da “[...]exploração dos espaços urbanos a serem investigados através de caminhadas em que o pesquisador está atento às variações das formas de ocupação do espaço, dos jogos de interação social e tensões nos territórios vividos” (Eckert; Rocha, 2013:31), buscou-se um afastamento de dicotomias preestabelecidas entre as nomenclaturas “graffiti” e “pixo”, tendo por intenção primeira compreender como os indivíduos inseridos nessa prática transitam com maior liberdade do que supõe o discurso midiático ou institucional entre essas categorias, tornando suas fronteiras porosas e imprecisas. |