Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Rezende, Carolina Cristina S. C. |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-27062024-181921/
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Resumo: |
Com raízes associadas à prática subversiva de adolescentes que buscavam se tornar visíveis num ambiente em que não eram notados, a arte urbana, derivada do graffiti New York Style, aproximouse do mundo artístico e alguns artistas urbanos chegaram a se posicionar em rankings de classificação com viés econômico, voltados à arte contemporânea. Atualmente, obras de artistas conectados à arte urbana compõem exposições em prestigiados museus e galerias, integram coleções públicas de notoriedade e são vendidas por valores expressivos em leilões. Verificar a construção de tal relação, com o escopo de examinar e de entender o reflexo da arte urbana em espaços tradicionais da arte, assim como discutir questões referentes à institucionalização e à artificação foram alguns dos objetivos da presente dissertação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, valendo-se de fontes primárias e secundárias e do estudo de caso d\'OSGEMEOS. A inserção internacional dos irmãos gêmeos no circuito artístico está relacionada com a prática do graffiti New York Style e da arte urbana diretamente dele derivada, que emergiu do caldeirão cultural urbano que fervilhava na cidade de São Paulo, nas décadas de 1980 e 1990, tendo como ponto significativo o advento do hip-hop. Foi possível constatar que a ligação da arte urbana, na vertente examinada, com o mundo da arte adquiriu maiores proporções a partir da primeira década de 2000. No âmbito mundial, críticos, curadores, instituições e mercado, coletivamente, comunicaram tal reflexo, que, além de conectar a arte urbana a espaços de arte, fortificou laços culturais, bem como promoveu a abertura de um diálogo direto com a população, viabilizando outras maneiras de refletir sobre arte no tempo presente. OSGEMEOS, integrantes de uma época em que se alargavam as fendas e o interesse do circuito de arte por intervenções urbanas, contribuíram para a repercussão internacional desse cenário, influenciado também pelos atributos de seus trabalhos atrelados ao Brasil. A dupla foi um dos pilares tanto para o desenvolvimento da arte urbana no Brasil como para o fortalecimento de seu reflexo, num sentido mais amplo, no mundo da arte. Atualmente, OSGEMEOS integram a diminuta elite brasileira consagrada na esfera artística mundial, mas não se afastaram de suas raízes ligadas ao graffiti e à arte urbana na cidade de São Paulo, assim como em diversos outros países |