Arquitetura em cena : o cenário de Oscar Niemeyer para a peça Orfeu da Conceição (1956)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Cerioli, Stéphanie Garces
Orientador(a): Cabral, Claudia Pianta Costa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/272844
Resumo: Este trabalho tem como tema de estudo o cenário da peça Orfeu da Conceição, realizado por Oscar Niemeyer, em 1956. A peça foi escrita por Vinicius de Moraes, que adaptou um antigo mito grego, deslocan do-o para um morro carioca durante as festas de Carnaval. O elenco era composto inteiramente por atores negros, e as músicas foram produto da parceria entre Moraes e Antonio Carlos Jobim. Deste modo, Orfeu da Conceição tornou-se um marco para a cultura brasileira e um prenúncio do movimento da bossa nova. Em razão disso, já foi objeto de estudo em diferentes campos disciplinares, como no Teatro, na Música e nas Letras1 . Contudo, apesar de constar em publicações do universo arquitetônico, como em Papadaki, Botey e Philippou2 , ainda há um espaço importan te para análise e melhor compreensão desta incursão cênica de Oscar Niemeyer. Assim, ao situar um cenário teatral no centro do problema, o prin cipal intuito da pesquisa foi contribuir com um olhar arquitetônico sobre o mesmo, ampliando o debate no campo comum entre a arquitetura, a ce nografia e o teatro. Para tal, são retomadas algumas obras arquitetônicas de Niemeyer, assim como adaptações do mito de Orfeu para diferentes expressões artísticas, para, por fim, realizar uma análise aprofundada da cenografia da peça.