O lugar na obra de Oscar Niemeyer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Dudeque, Marco Cezar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-17032010-151246/
Resumo: A presente Tese pretende discutir as questões pertinentes à relação entre a arquitetura de Oscar Niemeyer e o lugar. Devido a vasta obra do arquiteto, foram selecionados alguns edifícios (construídos e não construídos), tendo, como tônica, a de serem significativos ao tema dentro de uma diversidade do conjunto da obra no que condiz à estabelecer relações mais profundas com o lugar. Inicia-se com um breve discussão sobre o lugar, levando em consideração os conceitos abordados por Schulz (1980). Os estudos de caso iniciam em Brasília, onde o arquiteto elabora edifícios símbolo a partir do nada. O próximo capítulo versa sobre a marquise do Ibirapuera, como criadora de uma promenade, que estabelece interessantes relações com o parque e os edifícios. Uma análise dos edifícios em altura dá continuidade ao trabalho, onde um dos exemplos é o edifício Copan. Duas obras acontecem em capítulo exclusivo: O centro cultural em Le Havre, que aparece como a obra mais expressiva dos anos 1970, e o museu de Niterói, pela marcante relação criada com a paisagem natural. Contraponto é o título dado ao último capítulo, que versa sobre os edifícios que resolvem o programa em duas partes bem distintas: um edifício em barra horizontal e um volume adjacente em forma escultórica, finalizando com o museu Oscar Niemeyer em Curitiba, onde o arquiteto concebe um anexo para um edifício de sua própria autoria, cerca de 40 anos depois.