Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Biavatti, Camila Damiani |
Orientador(a): |
Oliveira, Rogerio de Castro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/109027
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Resumo: |
A primeira metade do século vinte testemunhou a consagração de profundas alterações nos paradigmas culturais, técnicos e intelectuais vigentes. A arquitetura, como reflexo do comportamento de uma sociedade, esteve envolvida no processo de modernização e, embora a busca por uma linguagem arquitetônica adequada ao homem e ao modo de vida despontados pela industrialização tenha iniciado em meados de 1800, sua consolidação deu-se no decorrer do século seguinte pelas geniais lideranças de movimentos modernizantes, dentre os quais Le Corbusier encontra-se incluído. A importância deste mestre europeu para o desenvolvimento e a difusão da arquitetura moderna parece, portanto, incontestável. Através da elaboração de teorias, princípios regulamentadores e do legado de obras construídas, Le Corbusier foi uma referência para gerações de arquitetos ao redor do mundo. Dentre seus seguidores estão indivíduos atuantes no cenário carioca de meados da década de trinta, ocasião em que o país - governado por Getúlio Vargas - empregava a arquitetura como ferramenta do progresso nacional. A vinda de Le Corbusier ao Brasil, em 1936, para a consultoria da sede do Ministério da Educação e Saúde Pública e da Cidade Universitária da Universidade do Brasil contribuiu para o despertar de talentos como Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira e Oscar Niemeyer, os quais passaram a adquirir, progressivamente, oportunidades de demonstrar suas posições diante dos problemas arquitetônicos. Preceitos corbusianos foram amplamente adotados e parece, portanto, infactível desvincular representantes de uma das principais vertentes arquitetônicas nacionais de seu personagem norteador. A presente dissertação - caracterizada, sobretudo, pelo seu apelo didático - investiga, por conseguinte, de que modo estratégias compositivas preconizadas por Le Corbusier foram reinterpretadas pelos citados protagonistas da primeira geração moderna brasileira, explicitando-as através da configuração de paralelos identificados segundo uma análise crítico-comparativa. Pretende, por meio da abordagem consciente de um assunto corriqueiramente tratado em âmbito acadêmico, suscitar uma depurada compreensão dos intrincados laços que uniram os indivíduos mencionados e suas respectivas posturas projetuais, auxiliando, igualmente, na apreensão de lições possíveis de serem adaptadas a contextos atuais. |