Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Siedlecki, Vivian Regina |
Orientador(a): |
Del Ben, Luciana Marta |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/150804
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Resumo: |
Considerando que tanto a música quanto a escola contribuem para a constituição de nossas identidades, este trabalho teve como objetivo investigar os discursos de licenciandos/as em música acerca da diversidade de gênero e sexualidade, em suas relações com a música. Os objetivos específicos propostos foram: identificar/visibilizar quais significados sobre gênero e sexualidade estão sendo compartilhados, naturalizados e legitimados; identificar/visibilizar como esses significados circulam; e identificar/visibilizar por quem esses significados são compartilhados. Adotando uma abordagem qualitativa, utilizei como ferramenta para a produção do material empírico a entrevista semiestruturada com licenciandos/as em música de quatro instituições de ensino superior de Curitiba-PR. Para a realização da análise do material empírico produzido na relação com o/as participantes, foram utilizadas algumas estratégias da teoria fundamentada nos dados. No que se refere à perspectiva analítica, recorri às formulações dos estudos feministas e da teoria queer. A investigação realizada permitiu dizer que os sentidos partilhados pelo/as licenciando/as trouxeram divergentes formas de significação da diversidade de gênero e sexualidade, as quais posicionam os sujeitos em distintos lugares. Reconhecer essas divergentes formas de significação é assumir que nas redes de representação a “realidade” terá muitas versões e que os processos de conhecer são construídos social e culturalmente. Os saberes que compõem os sistemas de significação do/as licenciado/as sobre a diversidade de gênero e sexualidade não foram reconhecidos como tendo sido constituídos em seus cursos de licenciatura em música. O silêncio sobre a articulação música/gênero/sexualidade nos espaços acadêmicos atravessou a percepção do/as licenciando/as em música. Esse silêncio configura um discurso que invisibiliza outros modos de ser para além da matriz hétero-cis-normativa. |