Avalovara: leituras musicais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Paz, Martha Costa Guterres
Orientador(a): Gomes, Leny da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/33668
Resumo: Este trabalho aborda os aspectos musicais relacionados à construção do relógio de Julius Heckethorn, com base na sonata K 462 de Scarlatti, detalhadamente narrados no tema P, do romance Avalovara, de Osman Lins. O objetivo é o estabelecimento de relações entre esses aspectos musicais e os elementos estruturais do romance, com vistas ao desvelamento de algumas de suas regras. São relevantes e numerosas as referências musicais presentes no romance. Além das ricas narrativas de cenas sonoras, tais como o bater das ondas do mar na beira da praia, o som do vento, o barulho das patas dos cavalos, o cantar dos pássaros, há representações de manifestações musicais folclóricas e eruditas retratadas pelo Pastoril, no Recife, pela cantata Catulli Carmina, de Carl Orff, e pelo salmo In Convertendo Dominus, de André Campra. As reflexões têm como referência teórica a perspectiva de Matila Ghyka (1968) para relacionar os elementos estruturais da obra com a construção do relógio de Julius Heckethorn, e como referência musical as informações contidas em Grout e Palisca (2007).