“Não tem como chegar à perfeição” : as múltiplas performatividades da testosterona a partir da praxiografia de Anemmarie Mol

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Novais, Flávia Luciana Magalhães
Orientador(a): Machado, Paula Sandrine
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/174607
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo “seguir” a da substância testosterona e as maneiras pelas quais ela é performada como/em diversas realidades. A partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, toma-se o hormônio testosterona como um ator não-humano, o qual integra uma rede que articula diferentes campos como médico/jurídico/mercadológico. Para tanto, foram realizadas entrevistas etnográficas com um médico endocrinologista, dois personal trainer e participantes de academia, dois homens trans que fazem acompanhamento com um profissional da medicina, bem como foram analisados sites, fóruns, vídeos, bulas de medicamentos e artigos científicos. No decorrer da investigação, identificamos duas principais redes nas quais a testosterona é materializada, que estão em constante disputa/coordenação, as quais nomeei de “ciclos”, em referência aos ciclos de testosterona demonstrados por alguns interlocutores deste trabalho. Tais redes são: 1) Ciclo Fármaco-Biomédico, no qual destaca-se o acesso à substância mediado pelo discurso médico e; 2) Ciclo Fármaco-Bombado, no qual a testosterona circula através de outras formas de acesso, que burlam a mediação médico-paciente e/ou prescrição médica, como aquelas que ocorrem em academias de ginástica e nas vendas/trocas de hormônios realizadas por grupos de atletas e/ou grupos de homens trans. O principal objetivo do trabalho foi demonstrar as diversas maneiras pelas quais a testosterona é performada nessas múltiplas realidades, à luz da teoria praxiográfica neo-materialista de Anemarrie Mol, a partir das descrições da rede, e seus respectivos atores e articulações. Dessa forma, demonstra-se a dissolução do binarismo natureza-cultura pensando na utilização da testosterona para a materialização de corpos de sujeitos inscritos nas masculinidades. E mais que isso, expõe que a testosterona, ao multiplicar-se em práticas que envolvem tanto homens cis quanto trans, a partir do acesso dificultado por todos esses sujeitos à substância, dissolve as fronteiras imaginadas entre tais corpos, na medida em que todo o controle acerca da testosterona pelo domínio biomédico, impulsionado pela necessidade de imitar a fisiologia, demonstra um caráter moral que está diretamente ligado à utilização dessa substância.