O pensamento criativo no processo projetual : proposta de um framework para auxiliar a criatividade em grupos de design

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Pereira, Priscila Zavadil
Orientador(a): Silva, Regio Pierre da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/149852
Resumo: A criatividade no design envolve um processo, que inclui tanto o processo cognitivo do indivíduo, quanto os processos de criação, de projeto e de comunicação. O pensamento criativo do indivíduo, com suas operações cognitivas e conhecimentos armazenados, permite a criação de novas conexões entre ideias. Entretanto, considerando uma perspectiva contextual e sistêmica, os pensamentos individuais serão também estimulados e influenciados por contextos sociais e trabalhos em grupos, nos quais as ideias são desenvolvidas também a partir da expressão e comunicação do pensamento do outro. Neste processo, o pensamento por analogias mostrou-se como um procedimento cognitivo fundamental para a formação de combinações e novas relações que são percebidas e então reorganizadas em uma ideia nova. Contudo, há lacunas a respeito do assunto, sobre como auxiliar esse tipo de pensamento nos indivíduos e que estratégias, métodos e estímulos podem ser utilizados em processo criativos em grupo. Nesse sentido, o objetivo desta tese é desenvolver um framework para auxiliar o processo criativo em design, centrando-se no pensamento por analogias, que identifique estratégias e mecanismos que apoiem esse processo em indivíduos e grupos de projeto. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre criatividade, processo e pensamento criativo, bem como a respeito do pensamento por analogias e a sua ocorrência enquanto no pensamento criativo em design. A seguir, a fim de compreender o entendimento dos designers sobre o processo criativo e os facilitadores do pensamento por analogias na prática e no ensino do design, realizou-se a coleta de dados da investigação. A coleta foi realizada através de questionários virtuais para estudantes e docentes de design e de entrevistas semiestruturadas em escritórios de design. O grupo de sujeitos da pesquisa compreendeu designers brasileiros e portugueses, com diferentes níveis de experiência. Os dados obtidos foram analisados e triangulados com a análise da literatura, o que possibilitou o desenho de um modelo contendo os fatores críticos que influenciam a criatividade em grupos e indivíduos, um modelo do processo e pensamento criativo, a identificação de estratégias e mecanismos que podem auxiliar esse tipo de pensamento e, por fim, diretrizes para o desenho do framework conceitual. Com isso, foi desenvolvida uma primeira versão do framework, que foi avaliada com a realização de workshops com três grupos distintos de participantes, incluindo docentes, estudantes e profissionais de design. A partir das avaliações, aprimorou-se o framework conceitual, organizado em cinco etapas e contendo estratégias, ações, mecanismos, recomendações e sugestões de métodos, técnicas e ferramentas para auxiliar o processo criativo e o pensamento por analogias para a criação de conceitos em grupos de design. Dentre as ferramentas sugeridas, foi também desenvolvido um mapa visual, denominado canvas, a exemplo de ferramentas similares, contendo recomendações e questões-chave geradas a partir das estratégias do framework, a fim de auxiliar a sua aplicação na prática projetual.