[pt] O DESIGNER COLECIONADOR: CARACTERÍSTICAS E PARTICULARIDADES DE SEU PENSAMENTO PROJETUAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: LEONARDO CARDOSO EYER JORAS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64117&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64117&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64117
Resumo: [pt] Esta pesquisa surgiu de meu interesse em investigar as relações entre colecionar e projetar em design. Entendendo que todo designer durante a carreira constrói uma coleção de conhecimentos e informações particular. Investigamos quais seriam as influências exercidas pelo ato de colecionar sobre o pensamento dos designers. Pressupomos que os designers que colecionam, desenvolvem relações entre este processo e o seu modo de pensar projetos. Para verificar esta hipótese foi realizada uma revisão bibliográfica, na qual pesquisamos os diferentes aspectos do Design Thinking e do colecionismo descritos na literatura, tais como suas formas, características, metodologias e processos. Posteriormente, foi feita uma pesquisa qualitativa realizada através de entrevistas semiestruturadas com designers colecionadores para avaliar as relações existentes entre seus modos de colecionar e projetar. A partir da revisão bibliográfica e das entrevistas, foram especificadas as relações e características comuns existentes nas práticas exercidas por designers colecionadores. Desta forma validamos a hipótese e definimos as relações existentes entre ambas as práticas, demonstrando como projetos desenvolvidos por designers colecionadores se diferenciam e são influenciados por práticas colecionistas tanto em seus métodos de desenvolvimento como em seus processos criativos. Eles constroem narrativas que refletem seus gostos, desejos e personalidades, sempre se utilizando de duas metodologias paralelas, distintas e sobrepostas: uma pertencente ao seu universo particular e outra comum ao universo dos designers colecionadores.