Pensamento visual e desenho : diretrizes para utilização do esboço manual na etapa inicial de ideação criativa de marcas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rossi, Alexandre dos Santos
Orientador(a): Bruscato, Léia Miotto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/258338
Resumo: O desenho à mão livre, como esboço manual, é um importante meio de estímulo à criatividade dentro do processo projetual. Por meio dele, é possível materializar e exercitar o nosso pensamento visual na geração de ideias e compreensão de uma proposta de projeto. A partir da construção do referencial teórico sobre o uso do desenho na atividade projetual, o presente trabalho identificou, em publicações relacionadas ao design em geral, conhecimentos que podem ser aprimorados para um segmento do design gráfico a ser explorado cientificamente: o desenho de marcas. Sendo assim, o problema que justifica o desenvolvimento dessa pesquisa questiona se as referências bibliográficas possibilitam o estabelecimento de diretrizes para o uso do esboço manual na geração/exploração de ideias de modo a contribuir para o processo de criação de marcas. O objetivo deste trabalho foi o estabelecimento de diretrizes para o uso do esboço manual na geração/exploração de ideias para a criação de marcas. Para atingir esse objetivo, foi proposto a criação de um artefato, na forma de guia gráfico e impresso, com orientações sobre a utilização do esboço no processo criativo de marcas, tendo a Design Science Research como metodologia de desenvolvimento. A avaliação do artefato ocorreu sob a ótica de três requisitos de projeto (dimensão conceitual, teórica e prática das diretrizes) por meio do exercício do guia feito por quatro profissionais (três designers e uma arquiteta) na criação de uma marca fictícia. Além da construção e pré-teste das diretrizes, foram apresentadas como resultado as percepções dos participantes da pesquisa com relação ao artefato na forma de quadros comparativos com cruzamento dos dados. Uma relação de melhorias para o aprimoramento das diretrizes foi proposta para que o guia obtivesse melhor êxito em estudos futuros.