Criação em videodança : corpos em contaminação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Aires, Daniel Silva
Orientador(a): Dantas, Monica Fagundes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/180508
Resumo: Este estudo trata da criação em dança com mediação tecnológica observando os procedimentos de criação em videodança analisados pelas perspectivas do artista Gustavo Gelmini e do processo de criação da videodança “Alegoria do Veado Ferido” (2017) de minha proposição. Esta pesquisa de caráter qualitativo utiliza como estratégias metodológicas entrevistas semiestruturadas com o artista bem como o relato de experiência na criação da videodança supracitada. A discussão teórico-metodológica percorre algumas pistas do campo da dança e da comunicação para responder à principal questão que mobiliza esta investigação: como as estratégias de criação em dança com mediação tecnológica nos permitem apreender os modos de virtualização dos corpos engajados no fazer videodança? A pesquisa tem por objetivo refletir sobre a prática das danças criadas para o vídeo problematizando as questões do corpo enquanto presença, materialidade, virtualidade, bem como de suas relações com o meio. Justifica-se por buscar oferecer caminhos de compreensão para a dança na contemporaneidade, aproximando e entendendo como relacionais as incidências destes outros corpos bem como de suas virtualidades. Conclui-se na elaboração do princípio de contaminação entre corpo, dança e tecnologia como instrumento pertinente à criação em videodança.