Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Escobar, Daniel Scherer de |
Orientador(a): |
Bulhões, Maria Amelia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/230623
|
Resumo: |
Esta pesquisa é uma reflexão sobre minha prática artística que se constrói com base em questões relacionadas ao universo do hiperconsumo na sociedade contemporânea. Tomando como eixo o processo de criação de duas mostras individuais que abordam o próprio contexto mercadológico onde se inscrevem — uma galeria de arte na cidade de Porto Alegre —, a dissertação constrói um cenário que amplia as discussões promovidas por ambas as mostras. Aproximando-as de outras ações artísticas com ocorrência em diferentes pontos do globo, o texto analisa um conjunto diversificado de perspectivas e estratégias que problematizam as instâncias de legitimação e valoração da arte contemporânea. Refletindo sobre o cinismo como uma estratégia renovada de crítica, busco analisar a metodologia da crítica institucional à luz do mercado global contemporâneo. |