Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Rosa, Pedro Fernando Acosta da |
Orientador(a): |
Braga, Reginaldo Gil |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/213597
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Resumo: |
Nas últimas décadas a Etnomusicologia, como campo disciplinar, tem estudado as práticas musicais e seus contextos sociais, culturais, políticos e econômicos, bem como buscado por trabalhos acadêmicos mais engajados e participativos. Sua intenção, entre outras, tem sido dar voz aqueles sujeitos invisilizados historicamente como comunidades negras e indígenas. Porém, no Brasil suas produções iniciais foram feitas por uma maioria de acadêmicos não negros e afastados do paradigma da afrocentricidade e do quilombismo. Nesta tese nosso pressuposto foi que os legados deixados pela intelectualidade negra ao serem incorporados aos saberes e práticas acadêmicas da etnomusicologia orientam e levam essa para outro subcampo. Por essa razão a presente tese investiga os procedimentos estéticos e sonoros-musicais envolvidos no coletivo negro Sarau Sopapo Poético que realiza roda de poesia desde 2012, no período de março a novembro, na última terça-feira do mês em Porto Alegre. Tivemos como problema de pesquisa quais os nexus existentes entre música, raça e poesia nesse evento, e no legado do protagonismo negro na referida cidade. O trabalho de campo foi desenvolvido entre junho de 2017 a dezembro de 2019, tendo como referencial teórico metodológico o método afrocentrado e a etnográfica musical. O material empírico que sustenta a tese vem de entrevistas semiestruturadas, registros em diário de campo, gravações de áudio e vídeo de programas de rádio, eventos da roda de poesia, conversas informais e observação participante. A pesquisa revelou a intensidade das produções poético-musicais do coletivo Sopapo Poético no desenvolvimento da consciência racial, tendo o musicar, o imaginar e o politizar como formas e ferramentas de luta contra o racismo, parte do legado do protagonismo negro revelando a agência desse coletivo na cena cultural no RS e a emergência do subcampo Etnomusicologia Negra. Esta tese contribui para a valorização da música e do som na trajetória de luta política-cultural negra em Porto Alegre, e da afrodiáspora negra, mostrando os efeitos da luta antirracista no século XXI, em nível transnacional e local, bem como a força do protagonismo negro no sul do Brasil, dos quais o Sopapo Poético e a Etnomusicologia Negra são herdeiros. |