Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Moro, Daniela |
Orientador(a): |
Recena, Maria Paula Piazza |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/278818
|
Resumo: |
O presente trabalho explora a adoção de restrições autoimpostas no processo de projeto, com foco na análise da obra teórica e prática do arquiteto Bernard Tschumi, através dos “jogos textuais e gráficos” adotados pelo arquiteto em seus escritos iniciais – a partir de 1976 – até o seu trabalho mais conhecido – o projeto para o Parc de La Villette, de 1983. Para explicar a adoção de restrições como prática consciente, o estudo identifica o grupo literário francês OuLiPo como exemplo e precedente. Ao criar regras para trabalhar com as letras, sílabas, palavras ou parágrafos na construção de textos literários, o grupo atuava submetendo a escrita a uma série de jogos formais e compositivos. Independentemente das classificações estilísticas do arquiteto e do grupo literário, o processo operativo e as ferramentas adotadas por ambos contém similaridades, aspecto ainda pouco explorado. Como objetivo específico, o presente estudo visa encontrar esses paralelos através da análise e organização cronológica das publicações de Bernard Tschumi e identificação das citações ao grupo OuLiPo e outros teóricos da linguagem nos escritos do arquiteto. Além disso, a pesquisa especula sobre as regras estipuladas pelo arquiteto em seu processo de projeto através do redesenho de suas notações arquitetônicas. Metodologicamente, esta pesquisa se concentra em um recorte específico da vasta produção teórica e prática de Tschumi, destacando argumentos relevantes para este trabalho e isolando uma dimensão da produção do arquiteto que pode ser analisada sob a perspectiva de um processo operativo restritivo. |