Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Fritsch, Valter Henrique |
Orientador(a): |
Maggio, Sandra Sirangelo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/54123
|
Resumo: |
A peça Doubt, a Parable (2004) de John Patrick Shanley revisita o mundo que ele conheceu quando criança – o bairro do Bronx dos anos 1960. A história se desenrola em uma comunidade escolar católica ítalo-irlandesa e o enredo diz respeito a uma dúvida – que se transforma em crença – por parte de uma das personagens, Irmã Aloysius, a diretora da escola. Ela acredita que o Padre Flynn esteja molestando sexualmente o único aluno negro da escola. A peça é uma construção em aberto, que permite a cada leitor/espectador construir sua própria interpretação dos fatos. Além de ser o autor da peça, Shanley também transformou seu texto teatral em roteiro para o cinema, e atuou como produtor da peça e roteirista e diretor do filme Dúvida, de 2008. Nesta dissertação examino as estratégias utilizadas por Shanley para manter a possibilidade de interpretação aberta quando ele traduz sua obra para mídias diferentes – na página, no palco, no cinema. Ao empreender tal análise, considero pertinente explorar padrões contemporâneos sobre questões como verdade, dúvida e certeza, porque as mesmas encontram-se imbricadas com o construto artístico examinado, favorecendo assim um olhar atento sobre o papel do autor e do leitor nesse processo. Para investigar as construções ideológicas que definem os elementos de dúvida e certeza, utilizo o conceito de Paradoxo do Imaginário, como proposto por Castor Bartolomé Ruiz (2003), dando especial atenção às questões relacionadas com o simbolismo da dúvida, tal como pode ser percebido na obra de Shanley. |