Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Rasslan, Simone Nogueira |
Orientador(a): |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/104492
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Resumo: |
O presente trabalho pretende compreender os modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical. O material empírico desta pesquisa são as narrativas dos profissionais das artes cênicas que executam vocal e instrumentalmente as trilhas sonoras de seus espetáculos ao vivo. Foram obtidas, por meio de entrevistas, narrativas individuais com dois participantes e uma entrevista coletiva de seu grupo de trabalho. A abordagem teórica apoia-se nos fundamentos da pesquisa narrativa, principalmente no aporte de Jerome Bruner (2002; 2000) e nos estudos sobre discurso, saber e sujeito de Michel Foucault. A análise dos dados foi realizada com uma inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana, que entende o discurso como prática radicalmente histórica, inseparável das relações de poder, da produção de saber e da produção de sujeitos e subjetividades. As reflexões deste estudo permitiram compreender que a constituição musical do ator é condição inevitável para sua prática profissional; igualmente, que a subjetividade inscrita na apropriação da experiência musical, ao longo da vida, ocorre como cuidado de si e prática de si, e se torna fundamental para o aperfeiçoamento do ofício do ator e para a constituição de si mesmo. |