Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Fonseca, Denise Sella |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-15012015-185426/
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Resumo: |
Entre o final do século XIX e início do XX, a cena musical paulistana teve como um de seus protagonistas gêneros teatrais voltados a um público mais amplo e que tinham a música como elemento central. A crítica musical e teatral expressava o anseio de regenerar o gosto do público geral através do drama lírico e da música de concerto, entrando em conflito com esse teatro ligeiro, cujo principal objetivo era divertir, acima de qualquer pretensão artísticoliterária. Apesar de cada um desses gêneros musicados ter convenções e dinâmica de funcionamento próprias, a designação teatro de revista tornou-se referência - até hoje recorrente e serviu para nomear um conjunto bem maior de modalidades que inclui Operetas, Burletas, Mágicas, Vaudevilles, Zarzuelas, Fantasias e comédias musicadas. Ambiente importante na produção e divulgação da música no espaço urbano antes do aparecimento e consolidação dos meios de comunicação eletrônicos, o estudo do circuito de produção e difusão do teatro musicado contribui para a compreensão do panorama da música e da cultura popular na cidade de São Paulo |